terça-feira, 30 de abril de 2013

A ORIGEM DAS DOENÇAS NO NOSSO INTERIOR PSICOLÓGICO


A Principal Origem de Nossas Doenças, Inclusive Bucais, Está em Nosso Interior Psicológico


A origem das enfermidades não está nas bactérias e outros micro-organismos, como Pasteur apregoou, incentivando o uso da pasteurização, da assepsia com produtos químicos tóxicos, levando hoje as pessoas a utilizarem enxaguatórios bucais de vários tipos e pastas de dentes com químicos prejudiciais à saúde, como o flúor. Como tudo que existe é bom em si mesmo, também os micro-organismos são  úteis para a vida. Na boca, por exemplo,  as bactérias vivem em perfeita harmonia com o organismo, participando no desenvolvimento de tecidos, proteção e digestão. 

Segundo Nakae (1986) o uso tópico de antibióticos, sobre a placa bacteriana leva à destruição dos micro-organismos, o que impossibilita que estes atuem como recurso preventivo de doenças gengivais.  

Sabe-se que o corpo humano tem  milhões de bactérias. A composição da microflora humana é relativamente estável, com gêneros específicos ocupando as diversas regiões do corpo durante períodos particulares na vida de um indivíduo e desempenha funções importantes na saúde e na doença, protegendo o hospedeiro e produzindo nutrientes importantes que contribuem para o desenvolvimento do sistema imunológico. (Madigan MT, Martinko JM & Parker J. 1996. Biology of microorganisms, 8th. Prentice Hall, NJ, USA.)

Os estudos recentes de Norberto Keppe sobre as descobertas de Antoine Béchamp e Claude Bernard, confirmam sua tese de que todo desequilíbrio físico vem do psíquico; devido à deformação psicológica das emoções negativas surgem os tecidos doentes; é a emoção patológica que altera o sistema biológico, impedindo a sanidade, e não que os micro-organismos sejam a causa do adoecimento. Assim, para prevenirmos e tratarmos as doenças temos que considerar  toda a estrutura do ser humano - sobretudo sua parte psicossocial, como a ciência trilógica vem mostrando na atualidade.                     

No seu livro A Cura pela Consciência, Teomania e Estresse, Cláudia Pacheco explica muito claramente como todos os desequilíbrios nervosos, hormonais, imunológicos e metabólicos são uma consequência de nossas emoções negativas. Eles por sua vez, precedem toda doença orgânica ou psíquica.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário