sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Flúor em excesso é prejudicial a saúde

No livro Odontologia do Terceiro Milênio-Trilógica, publicado em 1998, nós escrevemos um capítulo denominado “Flúor em excesso faz mal para os dentes”, onde abordamos os seguintes tópicos: toxicidade do flúor; o uso do flúor na odontologia; fontes naturais de flúor; saiba se sua cidade fornece água fluoretada; algumas águas mineiras engarrafadas contêm flúor em excesso; o poder econômico e o flúor e a verdadeira causa e prevenção da cárie dentária, alertando já nessa época que o flúor em excesso é prejudicial não só aos dentes, mas também a saúde em geral.

FLUOR EM EXCESSO É TÓXICO 
Flúor em excesso é tóxico. A toxicidade é divida em aguda e crônica. A aguda é relacionada à ingestão de uma grande quantidade de flúor de uma única vez e a crônica à ingestão de pequenas quantidades durante prolongado período de tempo. Com relação a toxicidade crônica do flúor o efeito mais comum da ingestão de doses pequenas é a fluorose dentária. Fluorose dentária é uma anomalia do desenvolvimento que afeta a estética do esmalte (provoca manchas) e cuja severidade depende da dose consumida. Como a água da rede pública é geralmente fluoretada e é impossível controlar a quantidade de água ingerida por cada consumidor, mesmo quando sua concentração é mantida dentro de um padrão ótimo (0,7 ppm no Brasil), há fluorose na população num certo grau.

PESQUISAS RECENTES
Recentemente num estudo feito em por pesquisadores da USP Bauru – “Flúor encontrado em guloseimas, creme dental e água pode prejudicar os dentes”, foi detectado um excesso de flúor na maioria dos produtos como achocolatados, cereais, bolachas doces recheadas, chocolates, sucos, refrigerantes, iogurtes e sorvetes, o que se deve provavelmente ao uso de água fluoretada no processo de industrialização.

A água, mesmo filtrada ou fervida, guloseimas – todos os alimentos atrativos para crianças – combinados com o excesso de pasta de dente, podem prejudicar a dentição através da fluorose. Com a fluorose os dentes ficam porosos, quebradiços e adquirem uma coloração que varia de esbranquiçada a marrom. A doença pode acarretar danos à mastigação e à estética.
Em outro estudo – Ingestão de dentifrício por jovens crianças – Luciano Kendy Souza Sato relata que “uma das fontes de liberação de flúor é o dentifrício (pasta de dente) e quanto mais jovem a criança, maior a quantidade de pasta dental que ela tende a engolir”. 
Como a pasta de dente também é fluoretada, quando associada as outras fontes de flúor pode causar fluorose.
Na verdade, o nosso organismo precisa de uma quantidade tão pequena de flúor que as fontes naturais suprem facilmente essa necessidade. O principal fato causador da cárie dentária é o stress psicossocial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário