sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Seus dentes estão amarelados, ou escurecidos ou manchados?

A cor natural dos dentes (perolada), que é conferida principalmente pela dentina, varia de pessoa para pessoa, e vai desde o branco-amarelado até o branco-acinzentado. O esmalte (camada que recobre a dentina) é translúcido. 
Pela natureza, os dentes escurecem um pouco com a idade, mas esse escurecimento não afeta a harmonia da face do idoso.

O que provoca escurecimento nos dentes naturais?

Existem muitos fatores que podem escurecer os dentes naturais, sendo os principais o fumo, os antibióticos e outras drogas. O consumo de  chá , vinho, suco de uva , açaí, chimarrão também provocam manchas nos dentes e podem ser removidas com uma boa limpeza no dentista.

Há uma riqueza incrível na natureza mostrando vários tipos de beleza. Quando rejeitamos essa riqueza, trocamos o que é originalmente belo por algo artificial.
 Na beleza, cada ser humano brilha de uma forma diferente — na deturpação da beleza tudo fica igual, “sem brilho” e menos belo. Como o belo é derivado do que é bom, o verdadeiro tratamento estético tem que se basear no bem, isto é, na máxima conservação dos dentes naturais, sem prejuízo à sua saúde e à estética. 

Sorrisos estéticos e naturais ( sem clareamento dental) 







Clareamento dental e seus prejuízos


 Na década de 90, iniciou-se nos EUA um movimento odontológico em busca do “branco total”, que inexiste na natureza, incentivando o clareamento dos dentes vivos (polpados).
 Os dentes branqueados perdem sua beleza divina porque, além de perderem sua cor natural eles deixam de ter translucidez, ou seja, tornam-se opacos. Com isso, ficam com aspecto bem artificial e rompem  a harmonia que existe entre os dentes e a face do paciente. Eles ficam com o que chamam de  “ sorriso de caveira”. Até a atriz americana Sharon Stone reprova o clareamento dental porque ela já comentou que  tem horror a dentes que parecem teclas de piano de tão brancos. (Jornal Estado de Minas , 17 de março de 2010, caderno cultura, p. 2) 




 Esses clareamentos com produtos químicos têm efeitos maléficos, tais como:
·         aumento da sensibilidade;
·         dor durante o processo de clareamento;
·         danos à gengiva e outros  tecidos moles  da boca;
·         danos ao próprio dente como:  aumento da porosidade do esmalte,
e diminuição da microdureza do esmalte ( torna-se quebradiço) ;
·         os dentes tornam-se opacos, perdendo seu brilho natural.

Além disso, as restaurações feitas em dentes clareados têm mais microinfiltrações. E, ainda,  o mais grave é o efeito co-carcinogênico  (capaz de produzir câncer quando ligado a outros fatores).
Os branqueamentos duram por volta de um ano e, depois disso os dentes voltam à sua cor anterior ao clareamento. Cada vez que o paciente faz mais um clareamento dental, os efeitos maléficos podem se tornar mais severos.
Quanto mais branqueamentos são feitos, mais poroso torna-se o dente e com isso as manchas escuras aparecem mais rápido.
Muitos pacientes, empolgados com as propagandas sobre odontologia estética,  procuram os dentistas para clarear seus dentes.


Afinal, por que muitos querem alterar a cor natural dos dentes?

O que acontece é que, quando uma pessoa escolhe o mal (a doença), perde também o conhecimento do bem – o que significa que a escolha da doença (do mal) determina a exclusão do ser humano da verdadeira vida (da realidade). Quem aceita o mal perde o contato a qualquer realidade, mas, quando acolhe o bem, também conscientiza o mal.(30)
Cliente: - Muitas pessoas me procuram para clarear os dentes; aí explico que essa atitude destrói os dentes, e que eu não trabalho deste modo.
Dr. Keppe: - O que pensa que essas pessoas desejam?
Cliente: - Uma boa máscara, para parecerem melhor do que são.
Dr.Keppe: - Ou uma destruição aos dentes? Retorqui.
Cliente: - É uma máscara que sai cara!
Dr.Keppe: - Todas as intenções são duplas. Parece-me que nesse caso se trata mais de um prazer para corromper o corpo, completei.
   O uso da máscara pode ser visto não só para enganar o próximo, mas principalmente a si mesmo, estragando a própria existência; de maneira que temos de ver agora que o indivíduo, denominado hipócrita, causa o maior desastre para sua existência – desde que não consegue viver de acordo com o que é por si: o bem. (30)

Programa de TV Stop a Destruição do Mundo, nº 90, 2004:
 “Então, os senhores notem que atualmente há um grande incentivo pela aparência [...] é muito importante notar isso, que o ser humano sempre foge para algo de máscara...” (N.Keppe)
Outro ponto muito importante para a mulher considerar, e mesmo os homens, que estão adotando essa atitude de máscara cada vez mais, é essa preocupação com a aparência física. Então, os silicones, as plásticas, os branqueamentos de dentes , os implantes dentários, implantes de cabelo, todos esses tipos de fabricação de uma máscara física que acarretam uma série enorme de problemas muito sérios a nível de imunologia . Por terem sido feitas estas pesquisas a respeito de implantes de silicone e mostram a relação entre quebra do sistema imunológico e os implantes; porque é como um corpo estranho dentro da pessoa e que fica provocando a fabricação de anticorpos, compreende? O ser humano está literalmente se matando com a preocupação com a máscara que ele tem.” (Pacheco)






Nenhum comentário:

Postar um comentário