quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ODONTOLOGIA ESTÉTICA : O QUE SÃO LENTES DE CONTATO? ESTHETIC DENTISTRY: WHAT ARE DENTAL CONTACT LENSES?


Nos últimos cinco anos, as lentes de contato dentárias, que são facetas de cerâmica, bem finas, “viraram moda” em São Paulo e em outras grandes cidades do Brasil.

SE EU TIVER ESSAS LENTES DE CONTATO E SE, UM DIA, EU NÃO QUISER MAIS, É POSSÍVEL VOLTAR A TER MEUS DENTES NATURAIS COMO ERAM  ANTES?

 Há dentistas que alegam que as lentes de contato conservam as estruturas dos dentes naturais. Não é bem assim, porque, na maioria das vezes, é necessário desgastar o esmalte dentário com o uso de brocas diamantadas para remover as retenções do dente, conforme os procedimentos técnicos para aplicação dessas facetas. Infelizmente, esse desgaste é irreversível, ou seja, uma vez que o esmalte  é desgastado ele nunca mais voltará ao normal.
Outros profissionais, através da grande mídia, comentam que, para se aplicar essas facetas, é necessário apenas uma raspagem dos dentes, e isso não é verdade porque raspagem é um termo técnico da área de Periodontia para se remover tártaro (cálculo) com instrumentos manuais. 

AS LENTES DE CONTATO SÃO DEFINITIVAS? 

Outra influência negativa da mídia é o fato dela anunciar que as lentes de contato seriam um tratamento definitivo, o que realmente não acontece.
Na verdade, nenhum tratamento dentário realizado por qualquer profissional poderia ser considerado definitivo. O que se pode dizer é que somente os dentes naturais podem durar, integralmente, por toda a vida do ser humano porque eles fazem parte da Criação Divina.
Qualquer lente de contato pode soltar ou sofrer alguma fratura e o profissional deverá mandar fazer uma nova no laboratório de prótese e, infelizmente, na maioria dos casos, ela vem com uma tonalidade de cor diferente daquelas que permaneceram na boca.


AFINAL, QUANDO SERIA BOM COLOCAR ESSAS LENTES DE CONTATO?

As lentes de contato foram programadas para alterar um pouco a estética dos dentes anteriores. Deve-se evitar lentes de contato em dentes que apresentam seu esmalte íntegro porque o ideal é nunca desgastar o esmalte dentário sadio.
Quando os dentes da frente estiverem muito escurecidos ou manchados, as lentes de contato não dão um bom resultado. É claro que elas são menos invasivas que as tradicionais facetas de cerâmica porque essas últimas são mais grossas, exigindo um desgaste maior dos dentes. Portanto, em alguns casos de facetas de cerâmica , não só o esmalte, mas também a dentina (segunda camada dos dentes) é desgastada.

NA ODONTOLOGIA PSICOSSOMÁTICA TRILÓGICA, COMO O PROFISSIONAL ATUA DIANTE DESSES PROBLEMAS DE ESTÉTICA?


DIASTEMA


DENTE ESCURECIDO



DENTE FRATURADO



MÁ FORMAÇÃO DOS DENTES


Geralmente, fazemos as facetas de resina composta para resolver esses problemas de estética nos dentes.  São as chamadas “Bondings” que aprendemos a fazer nos EUA, na década de 80. A diferença entre a técnica americana e a nossa é que os americanos desgastam o esmalte dentário e nós não desgastamos o esmalte para as facetas de resina composta. 

FACETAS DE RESINA COMPOSTA  X  LENTES DE CONTATO :
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE OPTARMOS PELAS FACETAS DE RESINA COMPOSTA AO INVÉS DAS LENTES DE CONTATO?

As facetas de resina composta são a melhor opção porque:
·         Conservam o esmalte dentário;
·         As técnicas para fazê-las são simples e podem ser realizadas em uma única consulta (todas as facetas de cerâmica, inclusive as lentes de contato são feitas pelos protéticos)  ;
·         O resultado estético é muito bom e  com uma  aparência natural;
·        O custo dessas facetas é bem menor do que o custo das lentes de contato e das facetas de cerâmica; 
·         A manutenção das facetas de resina  pode ser feita em uma única consulta e seu custo é menor .

CASOS SOLUCIONADOS COM FACETAS DE RESINA DIRETA


.                       (ANTES UM DIASTEMA)                        


(ANTES: UM DENTE ESCURECIDO)


(ANTES: UM DENTE FRATURADO)


(ANTES: MÁ FORMAÇÃO DOS DENTES)

DIANTE DAS VANTAGENS DAS FACETAS DE RESINA COMPOSTA, 
POR QUE A MÍDIA PROMOVE TANTO ESSA MODA DE SE FAZER LENTES DE CONTATO?

As lentes de contato estão sendo muito promovidas pelos poderosos econômicos, que são donos das grandes mídias e também das indústrias que produzem a matéria prima para confeccioná-las. De maneira que esses poderosos econômicos, que são considerados “doentes mentais” ( através do estudo da psico-sócio-patologia trilógica)  têm um grande interesse , através dessas lentes de contato:
·         Para obter lucro imediato (demonstrando sua ganância);
·         Prejudicar a saúde ( e a estética) do povo, demonstrando sua atitude de inveja .

Com essa moda das lentes de contato, todos têm muito lucro: os donos das indústrias, os donos das grandes mídias, vários dentistas e protéticos.
Infelizmente, mais uma vez, a Odontologia deixa de ser uma verdadeira ciência, ao colocar o dinheiro na frente da ciência, ou seja, visando o lucro em primeiro lugar, em detrimento da saúde (e da estética) dos pacientes.

O PODER ECONÔMICO ESTÁ INCENTIVANDO O NARCISISMO E, O POVO ESTÁ TENDO UMA EXAGERADA PREOCUPAÇÃO COM A APARÊNCIA.

Programa de TV Stop a Destruição do Mundo, nº 90, 2004:
 “Então, os senhores notem que atualmente há um grande incentivo pela aparência [...] é muito importante notar isso, que o ser humano sempre foge para algo de máscara...” (N.Keppe)
Outro ponto muito importante para a mulher considerar, e mesmo os homens, que estão adotando essa atitude de máscara cada vez mais, é essa preocupação com a aparência física. Então, os silicones, as plásticas, os branqueamentos de dentes, os implantes dentários, implantes de cabelo, todos esses tipos de fabricação de uma máscara física que acarretam uma série enorme de problemas muito sérios a nível de imunologia . Por terem sido feitas estas pesquisas a respeito de implantes de silicone e mostram a relação entre quebra do sistema imunológico e os implantes; porque é como um corpo estranho dentro da pessoa e que fica provocando a fabricação de anticorpos, compreende? O ser humano está literalmente se matando com a preocupação com a máscara que ele tem.”( Cláudia Pacheco)

O NARCISISMO EXAGERADO ACABA COM A BELEZA E A SAÚDE DO CORPO HUMANO

Como todos os seres humanos são semelhantes, possuem também os mesmos problemas, em dose maior ou menor – e pessoa alguma é imune à essa auto-adoração, típica do narcisismo. (N.Keppe, O Reino Divino, 2008, pg.18)
O poderoso narcisista não ouve e não vê senão a ele mesmo, motivo pelo qual coloca seu país e a humanidade em perigo. (N.Keppe, O Reino  Divino, 2008, p.16 )
Nós, como cientistas trilógicas, não temos dúvida de que a civilização, principalmente a moderna, é manejada pelos poderosos econômicos – na área da odontologia é fácil notar que a conduta invertida domina amplamente – e essa atitude é que coloca os dentes naturais inferiores aos artificiais, e o povo submisso ao poder patológico.

Por causa disso, muitas pessoas acabam desprezando os próprios dentes e passam a acreditar que essas técnicas como as lentes de contato poderiam tornar o sorriso mais bonito. O pior é que as lentes de contato acabam com a beleza natural do sorriso.

Para mantermos nossos dentes saudáveis, é muito importante percebermos o nosso próprio narcisismo, pois só assim conseguiremos controlá-lo, não seguindo as ideias invertidas (invejosas e teomânicas) com as quais os poderosos nos “bombardeiam”, através das grandes mídias, como  as lentes de contato, facetas de cerâmica, clareamento de dentes vivos, implantes etc.
Por incrível que pareça, o narcisista é bastante admirado, porque concede licença a cada pessoa de adorar a si própria – vamos dizer que um ditador pode alimentar o narcisismo de seus cidadãos mais narcisos, indefinidamente. (N. Keppe, O Reino Divino, 2008, p.16)
Portanto, os pacientes mais narcisistas são os que mais acreditam nessa odontologia estética atual que promete algo que é impossível de ser realizado: tornar os dentes artificiais superiores aos naturais. Essa ideia não deixa de ser uma grande ilusão!!!

A Ciência do Bem Viver Consiste em Não Estragar o Que É Bom -- o Que Sobra é o Bem Que Temos. (N. Keppe, Trilogia Analitica, 2013 )
Sua Saúde Depende de Você Não Estragá-la. (N. Keppe, O Homem Interior , 2005, p.93)

Portanto, se você tiver problemas de estética dos dentes e não tem essas lentes de contato, procure profissionais que façam facetas de resina composta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário