terça-feira, 21 de maio de 2013

O QUE É UM TRATAMENTO DE CANAL


O QUE É UM TRATAMENTO DE CANAL?

          O trat. de canal consiste na remoção da polpa dentária quando ela se apresenta num estágio de inflamação (pulpite) irreversível (que não cede e tende a piorar) ou quando ela está mortificada (necrosada). Após a remoção da polpa, todo espaço que era ocupado por ela, que podemos chamar apenas de canais, são limpos, um pouco alargados , desinfectados e obturados (preenchidos).
                        
                    

O Tratamento de Canal é Dolorido?

          Atualmente é possível realizar um tratamento de canal sem causar dor.Para isso, é fundamental que o profissional tenha bastante conhecimento não só sobre essa especialidade (endodontia) como também sobre como atender uma emergência (pulpite irreversível) de um paciente estressado (que não conseguiu se alimentar bem e/ou dormir) e sentindo uma dor violenta (é considerada uma das maiores dores que se pode sentir no corpo).
         O que aprendi com a Odontologia Psicossomática Trilógica: nesses casos de emergência (pulpite irreversível) a anestesia, mesmo quando muito bem realizada, não dá o efeito necessário para o profissional remover a polpa sem causar dor.
         O ideal é sempre evitar a anestesia dentro do dente (intrapulpar) porque ela causa muita dor, mesmo que seja por pouco tempo.
Portanto, o paciente está com muita dor de dente e essa dor precisa ser aliviada o quanto antes. Se a anestesia não der o efeito necessário, é melhor  fazer um curativo (com medicamento para a polpa). Com isso, a inflamação cede, o paciente deixa de sentir dor e, na próxima consulta, a anestesia deverá dar todo o efeito necessário e, aí, o profissional consegue remover a polpa sem causar dor. Essa é a melhor maneira de se atender uma emergência dentária – pulpite irreversível. Com isso, se o paciente tinha algum medo de trat. de canal, ele é superado.

O Dente Que Apresenta Tratamento de Canal é Considerado Morto?

           Sim, porque com a remoção da polpa, obviamente o dente perde a vida. Porém, os tecidos que o circundam (ligamento periodontal e osso) permanecem vivos. O dente com trat. de canal é um dente morto, mas ele pode ter suas funções normais (mastigação) desde que esteja bem restaurado para evitar fraturas.

Link relacionado:

O Tratamento de Canal Enfraquece os Dentes?

        Sim, o trat. de canal enfraquece de duas formas:

·         Nos casos de dentes que não apresentam grandes cáries ou grandes restaurações, o profissional precisa remover parte da estrutura sadia do dente para ter acesso aos canais radiculares.
·         O dente com trat. de canal deixa de ser irrigado (perdeu a polpa) e, consequentemente, ele torna-se friável (que se parte com facilidade). Fazendo-se uma simples comparação, um dente vivo (com a polpa viva) se assemelha a um galho verde enquanto que um dente com tratamento de canal se assemelha a um galho seco. Portanto, após o tratamento de canal o dente precisa ser bem restaurado para evitar fraturas. Em alguns casos recomenda-se a colocação de núcleo (pino) no interior do dente para protegê-lo de fraturas.

Link relacionado:



Um Dente Com Trat. de Canal Pode Adquirir Novas Cáries?

          Sim. A formação de cárie dentária é facilitada, uma vez que a polpa dentária possui vários mecanismos de defesa para estacionar um processo carioso. Além disso, a polpa contém o nervo, que pode nos avisar que temos uma cárie, causando-nos  dor quando o dente entra em contato com açúcar e/ou gelados.

      O Dente Escurece Após o Tratamento de Canal?
          Não escurece quando o trat. de canal é bem realizado. O escurecimento do dente está relacionado a uma inadequada limpeza do interior do dente durante o tratamento de canal. Outra questão é que, antigamente, existiam alguns medicamentos para trat. de canal que escureciam os dentes mas, hoje em dia, esses medicamentos não são mais usados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário